Instalando WSUS para ser utilizado com o System Center Configuration Manager 2012r2

Olá Pessoal,

Nste post, iremos ver como utilizar o gerenciamento de Updates através do SCCM 2012, o primeiro passo é instalar a Role do Wsus.

A instalação do WSUS para ser utilizado com o SCCM2012 r2 é um pouco diferente da instalação tradicional para ser utilizado como uma função Stand-Alone baseada em servidor.

Esta forma de instalação é para ser utilizado o gerenciamento de updates através do SCCM2012 r2, é um pouquinho diferente do tradicional, mas requer uma atenção especial porque o database utilizado é diferente, no caso, o database que é utilizado é o mesmo que para o SCCM.

Observação: é para sistemas baseados em 64bit.

Wsus1

 

Veja na imagem acima os pontos destacados, estou instalando a Role do WSUS no mesmo servidor onde está meu SCCM.

Wsus2

 

Próximo.

Wsus3

 

Aqui na imagem acima, Role Services, é necessário remover WID Database e selecionar DATABASE, depois nos passos da instalação, iremos informar aonde está a database que será instalado o WSUS.

Wsus4

 

Informe o local onde irá armazenar suas atualizações gerenciadas pelo WSUS, neste local, irá conter atualizações de diversos produtos que você irá escolher para ser sincronizado com o Microsoft Update, se na empresa você tiver muitos produtos diferentes ou seu parque foi de média ou grande empresa, o tamanho desta pasta precisa ser considerado, outra questão é, o Configuration Manager vai olhar esta pasta para verificar os termos de licença dos aplicativos, se os termos de licença não for encontrado, a sincronização com a atualização não irá ser feita.

Wsus5

 

Perceba o seguinte nesta imagem acima, está solicitando informar qual a servidor de database existente para armazenar a database do WSUS, no meu caso, o SQL Server está instalado neste mesmo servidor, depois clique em Check Connections, irá retornar Successfully.

Wsus6Install

Wsus7

Após terminar a instalação, não faça nenhuma configuração no WSUS, apenas cancele.

Wsus8

 

Após terminar os passos, acesse o SQL Server Management Studio, e veja em Database se tem a database referente ao WSUS, o nome é SUSDB.

O Próximo passo é configurar o Software Update Point no Site do ConfigMgr 2012r2.

Obrigado.

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

MVP_Logo_Preferred_Cyan300_RGB_72ppi MVP – Enterprise Client Management

MCSE [private cloud] | MCSA

facebook.com/thiagoguirotto

guirotto_tgo@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *